Projeções para economia brasileira continuam despencando...
Updated: Aug 19, 2020
O boletim Focus com as projeções do mercado para a economia brasileira, indica, pela primeira vez, uma queda superior a 4% do PIB para 2020. A expectativa para 2020 caiu pela 13ª semana seguida passando de uma queda de 3,76% para - 4,11%.
A paralisação da economia e avanço do coronavírus indicam que as projeções ainda podem piorar. A expectativa de crescimento para 2021 continua em 3,2%. Há projeções ainda mais pessimistas, como a da Societé Generale, de -7,3%; a do banco JP Morgan, de -7%.
Caso a projeção da pesquisa Focus se confirme, o PIB da economia brasileira em 2021 estará cerca de 1% abaixo do registrado em 2019. A volta ao patamar pré-crise ocorreria apenas em 2022. No final da gestão Bolsonaro, em 2022, (ou da primeiro mandato), o PIB estaria 1,4% acima do pré-crise, sempre de acordo com a pesquisa Focus.
O cenário deflacionário e de queda do juros fez com que a projeção tanto do IPCA quanto da taxa Selic também fossem reduzidas. A projeção de inflação passou de 1,96% para 1,75% enquanto que a taxa Selic para o fim do ano passou de 2,75% para 2,5%.
Ou seja, ainda haveria espaço de meio ponto percentual de queda da Selic que agora está em 3%.
A recessão em 2020 é inevitável frente à crise do coronavírus. Em um momento como este é preciso que todas as categorias deem sua cota de sacrifícios. Nisto reside a importância do veto presidencial ao aumento de salário dos servidores aprovado irresponsavelmente pelo Congresso.
Esta é a expectativa do anúncio que Bolsonaro deve fazer hoje ao sancionar o projeto de ajuda a Estados e Municípios, o PLP 39/2020.
Recent Posts
See AllOrçamento de guerra foi medida importante, mas não pode transformar a Covid na Guerra dos cem anos..
Orçamento de guerra foi medida importante, mas não pode transformar a Covid na Guerra dos cem anos
Comments