BRASIL DOBRA RITMO DE CRESCIMENTO EM 2020; SE O MUNDO DEIXAR...
Updated: Aug 17, 2020
O resultado do PIB confirmou que a recuperação da economia ganhou força: o PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre em relação ao 2º, acima do esperado pelo mercado (0,4%). É o equivalente a um ritmo anualizado de 2,4%.
Os três macrossetores da economia brasileira apresentaram crescimento:, agropecuária avançou 1,3%, a indústria 0,8% e o setor de serviços 0,4%.
O bom desempenho da indústria vem da construção civil que em relação a 2018 cresceu 4,4%. Isso dá esperança de elevação do emprego. Também a indústria extrativa registrou crescimento expressivo (10,3%).
Um dos pontos positivos foi a elevação do investimento (formação bruta de capital fixo) que cresceu 2% em relação ao 2°º tri, enquanto o consumo das famílias cresceu 0,8%. Já os gastos governamentais recuaram em 0,4%.
É importante que o crescimento venha dos investimentos para que possa ser sustentado no longo prazo. Mas a taxa de investimento ainda está baixa (16,3%), aquém daquilo que seria necessário para crescer de forma sustentada a uma taxa entre 3-4% e evitar um voo de galinha. Ainda falta muito para chegar a uma taxa compatível com o crescimento sustentado, algo em torno de 22%.
Apesar das boas notícias, o cenário internacional ainda preocupa. As exportações caíram 2,8% em relação ao segundo trimestre, dado o cenário de guerra comercial e crise na Argentina, enquanto as importações subiram 2,9%.
A economia brasileira está melhorando e tem tudo para melhorar ainda mais em 2020. Mas o resto do mundo tem que colaborar!
Recent Posts
See AllApesar da projeção do Boletim Focus ser de 6,97% para o IGP-M em 2021 a GO Associados acredita que novamente o índice deve superar os...
A economia do século XXI depende dos rumos dos mercados digitais – podem continuar sendo disruptivos e inovadores, ou terminarem...
Opmerkingen